// cápsula do tempo

24/04/2026 entrada_002

hoje foi o dia em que minha turma antiga se reuniu. infelizmente, eu não tava na cidade (e nem metade da turma). a gente enterrou uma cápsula do tempo no terceiro ano do EF, no gramado que ficava na frente da secretaria, perto do orelhão (que eu usava pra encher o saco da minha mãe ligando a cobrar sempre que dava). a turma era pequena. tinha eu, o lucas, o luiz, a jéssica, a marina, a luana, a sarah, o alfred, o luis e o baker. eu tinha acabado de trocar de escola, e nesse ano eu não estudei com a duda. é o único ano que lembro de não estudar com ela. e eu fiz amizade com a turma toda, foi muito legal. eu contava as pintas da sarah, brincava com o cachorro da marina, desenhava com a yaya, jogava wii com a jéssica e ia na casa da luana, que também tinha uma cachorrinha, a shakira. ela também tinha uma piscina daquelas de colocar e tirar no jardim, bem grandona. e ela era muito inteligente e querida (e infelizmente pulou de ano no quarto ano. fiquei triste sem ela e triste de inveja né imagina ser superdotada. depois descobri que ela era de 2003. não entendi muito). a gente comia muita fruta cortada pela prof thais (e quando era manga dava briga pra ver quem ganhava o caroço). tinha sorvete de chiclete com pedaços de chiclete, e o pátio era cheio de brita (hoje em dia tá tudo concretado). a escola tava transicionando de agua viva pra bertoninho. fizemos feira de ciências, festa das nações, festas de aniversário e muitos eventos juntos. e eventualmente nossa prof deu a ideia de enterrar uma cápsula. escrevemos textos e desenhos para a gente do futuro, pensando no que seríamos. a prof dobrou cada um e guardou numa caixa de papelão. ela passou fita ao redor e enterramos. 14 anos depois, eles (a sarah, jessica, alfred e lucas) cavaram e só encontraram a fita. eles propuseram pra escrevermos outra e enterrar numa de metal, mas acabei não vendo a mensagem a tempo. eu sei o que a luana queria ser: bióloga marinha. eu sempre odiei os bichos do mar. acho eles muito bizarros. mas ela gostava, e eu achava ela tão legal que disse que também queria ser isso (nem sabia direito o que era). eu espero que na carta eu tenha sido sincera e colocado algo que eu mesma quisesse pra mim. só que eu nunca vou saber o que pensava de mim aos 8 anos e quando eu tiver 26 não vou saber o que eu penso de mim aos 22.